segunda-feira, 20 de julho de 2009

Santa Ceia Espacial


Hoje, 20 de Julho, comemoramos a data em que o homem pisou na lua pela primeira vez em 1969, 40 anos atrás. Estava lendo uma curiosidade na wikipédia a qual transcrevo abaixo:


Após o pouso lunar, "Buzz (Edwin Aldrin o segundo na lua, no histórico pouso da Apolo 11 que levou o homem ao solo lunar pela 1ª vez)", presbiteriano, retirou de um estojo que carregava os elementos para a Santa Ceia e comungou. Nesse período a NASA estava ainda travando uma ação judicial trazida pelo ateísta Madalyn O'Hair que havia objetada que os astronautas da Apollo 8 lessem uma passagem do livro bíblico de Gênesis) que exegia que os astronautas refreassem suas atividades religiosas enquanto estivessem no espaço. Assim, Aldrin evitou mencionar esse assunto. Manteve seu plano em segredo, até mesmo de sua esposa e não o comentou publicamente por vários anos. Nesse período Aldrin era presbítero na Webster Presbyterian Church, uma igreja presbiteriana em Webster, no Texas. O estojo usado na comunhão foi preparado por seu pastor, o Rev. Dean Woodruff. Aldrin descreveu sua comunhão na Lua e o envolvimento de seu pastor na mesma na edição de outubro de 1970 da revista Guideposts e em seu livro “Return to Earth”. A Webster Presbyterian Church ainda possui o cálice utilizado por Aldrin na Lua e comemora a Santa Ceia lunar todos os anos no domingo mais próximo de 20 de julho.

Nem na lua um homem tem o direito de expressar sua fé? Só por que ele era um dos homens a frente de um dos trinfos cientificos mais notáveis da humanidade? Exploradores e cientistas têm que ser todos céticos? Quem pode conter a expressão de um adorador diante da grandeza da criação? Aldrin pode ter tido muitos defeitos, mas quem pode julgá-lo por tamanho desejo de louvoar? De qualquer forma, tanto faz, aqui ou na lua não estamos mais perto do Céu, pois quando oramos onde estamos transforma-se em terra santa, transforma-se no próprio Céu.

3 comentários:

Marina disse...

Parabéns por seu blog, ele é muito atualizado e traz informações importantes, incentivei o Lucas a ler todos os dias para ver se há algo novo, já coloquei como favoritos.
Que Deus te abençõe sempre e sucesso!

Abraços!

Marina Schwants

jacymaraferreyra disse...

Olá Pr. Ericson
Parabéns pelo novo layout do blog e as postagens estão muito interessantes.Que bom que conseguiu um tempinho para postar mais seguido.
Sucesso! Deus seja louvado!
Um abraço

iomar disse...

Considero a atitude de Aldrin como um testemunho vivo para o Mundo Globalizado de um servo que planejou demonstrar para todas as pessoas a sua fé.
Lembremonos de duas situações: A primeira, quando jesus instituiu a Ceia, "fazei isso em Memoria de Mim..."
A segunda, é que além do Servo Aldrin, houve a participação de um Pastor.
Parabens Pr. Ericson.