terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Os Ídolos e as Joias

“Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus”
Salmo 96:5

Se a suméria queria ter uma religião, precisava de um mito de origem. Deixando de lado a fé monoteísta de Noé, seus descendentes passaram a divinizar as forças da natureza usadas pelo Criador para criar o universo.
O céu; sabiam eles, era onde estava o Criador de Adão e do mundo, do qual Noé falou aos seus antepassados, sobre um Deus além do tempo e da criação. Mas em sua busca por visualizar o divino, o próprio céu foi personificado e divinizado, deixando de ser morada divina para ser o próprio deus. Eles o chamaram de Anu ou An e logicamente se eles tinham esposa, imaginaram que o deus céu deveria ter como esposa a mãe de todos eles, ou seja, a terra que por tradição Adâmica, sabia-se que o primeiro homem havia sido feito do barro.
Filhos de An(céu) e Ki(terra) começaram a surgir como deuses, espíritos e demônios. Entre os sumérios, perdeu-se o conceito de anjo que os patriarcas tinham a respeito dos mensageiros de Deus e estes foram identificados como deuses. Teriam estes anjos caídos, aparecido aos homens primitivos como espíritos ou seres divinos pedindo adoração? Note que muitos de seus deuses tinham asas, tal como os anjos descritos na Bíblia.
Eles ainda tinham um problema. Como apresentar os deuses ao povo? Como o sacerdote poderia justificar o templo como a morada dos deuses e com isto pedir o seu sustento?
Se o barro podia dar forma às coisas e o próprio homem vinha dele, por que não através da cerâmica e da escultura, visualizar os deuses? Assim nasceu os ídolos, o que pareceu bom para o povo, pois agora podiam tocar no deus e até leva-lo para sua casa. Uma maneira mais simples e misteriosa era representa-los por símbolos que aos poucos receberam conceitos místicos. Aquilo que era transcendente e distante, agora era próximo e por que não tão próximo que não pudesse ser carregada no corpo, levando o deus protetor a toda parte e garantindo proteção permanente?
Em resposta, surgem os amuletos sempre relacionados às joias, tendo poderes místicos em determinados metais e pedras que atraiam as forças sobrenaturais! Pense em por que o ouro é caro? Por que é raro? E por que alguém precisa procura-lo? Arte seria futilizada na moda para ressaltar as pessoas umas das outras, nobres de comuns, ricos de pobres, poderosos de fracos. Unida à idolatria, a moda faria uma parceria que jamais abandonaria a história da vaidade humana.
O valor de uma pessoa estava no que usava, então, se isto a deixasse com ar de poder, talvez ela fosse admirada como os deuses! Divindades femininas como Inana são sempre retratadas repletas de joias e ornamentos para apresenta-la de forma sensual e com ar de poder! No mito desta deusa, ela visita o mundo inferior e tem que se desfazer destas joias. Joias eram símbolo de status e distinção. Os artesãos da Mesopotâmia eram grandes ourives. Em Ur, a indumentária feminina era especialmente valorizada por braceletes, colares de pedras, brincos dourados e toucas com finos motivos florais.
Curiosamente na Bíblia os ídolos estavam associados às joias e toda vez que o povo de Deus foi chamado a um reavivamento, chamado a ser diferente do mundo e voltar à religião pura e original, abandonavam os ídolos e as joias.

Por Pr. Ericson Danese

2 comentários:

Lucas Galarce disse...

Olá Pastor, muito interessante essa postagem. Alguns temas clássicos como Jóias, Cinema, Diversão, Música e Sexualidade sempre estão em discussão entre os jovens. Na verdade falta esclarecimento! Nesse último retiro do Barranco, o Pr. Marcos Jr. falou sobre o posicionamento da igreja em relação ao cinema, ele usou o Espírito de Profecia em grande parte da palestra e abriu a mente de muitos jovens. Acho que falta isso! Esclarecimento! Continue assim pastor e com certeza muitos jovens vão ter suas mentes clareadas pela mensagem que você está transmitindo. E aproveitando o momento gostaria de pedir seu e-mail se for possível. Acabei esquecendo de pedir lá no 'Barranco'! Se puder esponda. Um abraço de irmão e amigo. Lucas Galarce.

loba disse...

未來跟機車借款市場相關的業務會有比較快台北當舖的增長,包括機車借款企業發債,債券台南當舖市場的發展黃金回收等等。”他說票貼,雖然台中搬家公司中國銀行業借錢現在還是按照分業小額借款經營,還沒有當舖實行混合經營,但汽車借款現在很多銀行,包括台北當舖中國銀行,當舖都已經在開展一些缺錢綜合經營試點,比如票貼也有自己的投資銀行、保險公司、基金管理展示架公司等等,衹是總體上還是分業經營。
關於融資地方債風險問題,肖鋼說,地方融資平台目前的不良資產率還是比較低,當舖發債是個好辦法,支票貼現現在還在擴大,提供台北市當舖通過發債可以桃園當舖增強預算的管理和透明度。目前三重當舖中國銀行地方政府融資平台貸款不良率低於1%,不構成重大威脅。